Paw October – O Que Fazer em Caso de Cancro

Um animal com cancro não é o fim do mundo e em muitos casos existe tratamento.
Fale com o seu veterinário sobre as opções disponíveis para o seu caso ou peça aconselhamento a um veterinário especializado em oncologia.

Não Entre em Pânico

Mantenha a calma para tomar as melhores decisões. Lembre-se que muitos casos são tratáveis, pode pesquisar ou falar com o seu veterinário sobre a condição específica do seu animal e faça todas as perguntas ao veterinário. Recolha todas as informações que consiga do seu animal para ir avaliando o progresso e estado de saúde do seu animal.

Consulte um Oncologista Veterinário

Procure ajuda especializada para o melhor tratamento.
Tal como nos humanos, existem veterinários especializados! Leve todos os exames já realizados, prepare-se para diferentes opções de tratamento e não hesite em procurar uma segunda opinião se necessário.

Discuta as Opções de Tratamento

Existem várias abordagens possíveis, desde cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia. Cada caso é um caso e o médico especialista saberá aconselhar e orientar para o procedimento a seguir.

Ofereça Cuidados Paliativos

Foque-se no conforto e bem-estar do seu animal de companhia, dê um ambiente calmo e de conforto ao seu animal de companhia. Adapte a alimentação conforme recomendação veterinária e administre medicamentos para controle da dor quando necessário. Sigas as indicações dos veterinários, não descure o regime alimentar nem falhe os horários das medicações. 

Além disso, fique atento às mudanças de comportamento do animal.

Prepare-se para o pior mantendo-se otimista na recuperação. O apoio emocional é fundamental durante o tratamento. Mantenha as rotinas e dedique tempo extra para dar carinho e mimos ao seu animal.
Mantenha-se vigilante em relação a sinais de alerta como caroços, feridas que não cicatrizam ou mesmo perda de peso ou apetite, por exemplo.
Lembre-se, a detecção precoce é crucial no tratamento. Se você notar qualquer mudança no comportamento, apetite ou aparência do seu animal, não hesite em consultar um veterinário. Com amor, cuidado e atenção adequada, podemos garantir a melhor qualidade de vida possível para nossos amigos peludos.

Veja mais informação sobre Cancro em animais de companhia no site da Pet-Onconet
Link: https://www.petonconet.pt/