Neste mês de Paw October, partilhamos dicas e informação genérica sobre cancro em animais e como prevenir alguns tipos de cancro.
O cancro é uma realidade que, infelizmente, também afeta os nossos queridos animais de companhia. Como tutores responsáveis, é fundamental estarmos informados sobre como prevenir e lidar com esta doença.. Com avanços constantes na medicina veterinária, muitos tipos de cancro têm tratamento e bom prognóstico quando detectados precocemente.
Dicas para Prevenir o Cancro em Animais de Estimação
1. Alimentação Balanceada
Uma nutrição adequada é a base da saúde do seu animal. Escolha rações de qualidade, apropriadas para a idade e espécie, evitando alimentos processados e com conservantes. Mantenha o peso ideal do seu animal e evite dar comida em excesso ou com temperos. Lembre-se que alguns alimentos podem ser tóxicos para os cães e gatos.
Tenha sempre disponível água fresca e limpa.
2. Exercícios Regulares
A atividade física é essencial para manter o seu animal saudável. Estabeleça uma rotina diária de exercícios e adapte as atividades à idade e condição física do animal, além disso providencie também estímulos mentais para o animal. Fique atento a sinais de cansaço excessivo.
3. Checkups Veterinários Regulares
Exames regulares podem detectar problemas precocemente. Agende consultas de rotina a cada 6 meses ou anuais e não se esqueça de ter as vacinas obrigatórias em dia. Se o médico não realizar, discuta a opção de exames de sangue anuais e discuta com o veterinário sobre exames específicos para a idade do seu animal.
E ainda…
O ambiente do seu animal de companhia deve ser o mais saudável possível.
Mantenha o seu animal longe de fumo de cigarro ou de lareiras, utilize produtos de limpeza pet-friendly e evite pesticidas e herbicidas no jardim. Mantenha produtos tóxicos fora do alcance de crianças e animais.